Nossa História



Tudo começou em Aracaju em 1989 quando inspirados pelo grupo paulista Sampa Bikers foi criado o Grupo Night Bikers, organizado pelos amigos Marcelo Cristiano vulgo Jiba Jibóia e Eduardo Rios.

O Night Bikers tinha seu ponto de encontro a princípio na Praça da Bandeira depois na Av. Barão de Maruim esquina com Lagarto em frente à lanchonete Night in Day, nas noites de quarta-feira. Depois de um tempo, voltou para a Praça da Bandeira. Este passeio acabou no início de 97 por conta da falta de estrutura.

Em 17 de setembro de 1997 surgiu uma nova versão do passeio urbano chamado Street Bikers organizado por Marcelo “Jiba Jibóia”, Antônio Carlos de Jesus (Tonhão), Sidney Ricardo (Magal), Toni Machado, Robson Almeida (Robson Negão), Gladson Wolney e Raymon. Também saindo da Avenida Barão de Maruim, este passeio contava com carro de som, camisetas de identificação e participação dos atletas do campeonato de mountain bike da Federação Sergipana de Ciclismo (FSC) da época. Esses atletas eram os únicos a usarem capacete. O Street Bikers durou nove anos com seu término em 23 de dezembro de 2006.

No início de 2005, começou um movimento ciclístico na época ainda sem nome, fundado por Sidney Ricardo (Magal), Rinaldo Souza Jr, Gladson Wolney e Manuel (Pelyauto) dando início às primeiras trilhas do estado de Sergipe com saídas nas noites de quinta-feira, depois passou para sábado a tarde onde hoje sob comando de Sidney Ricardo (Magal) tem o nome de Aracaju Pedal Livre Trilhas.

Com o término do Street Bikers sentiu-se a necessidade de ter um pedal urbano noturno vindo toda estrutura das trilhas. Em agosto de 2006 criou-se então o passeio ciclístico urbano Aracaju Pedal Livre que inovou o conceito de passeio urbano focando na segurança de seus adeptos sendo os pioneiros a utilizar carro de apoio, capacete (item imprescindível para participar do grupo), monitores e guardas de trânsito. Este passeio que já dura 05 anos, têm seu ponto de encontro sempre as terças- feiras às 20:00h no Mirante da Treze de Julho.

No início, o Aracaju Pedal Livre contou com o apoio financeiro em forma de patrocínio das lojas A Bimocar Bikes, Pedalando Bicicletas e Magazine Bike Show para custear o monitoramento com guias, manutenção da página na internet e manutenção do carro de apoio.

O foco do Aracaju Pedal Livre são os ciclistas iniciantes. Estes ciclistas com o tempo vão se tornando experientes e vão formando outros passeios como, por exemplo, o Pedal Suado, o Amigos do Pedal, o Vida de Bike entre outros e até mesmo o mais recente grupo o Guerreiras do Pedal (o primeiro pedal feminino de Aracaju- inaugurado dia 16 de julho de 2011).

Até o início da formação do passeio em trilhas de Aracaju Pedal Livre, não existiam parâmetros de formação de grupos existentes até hoje. Parâmetros como formação de roteiros, segurança, comunicação entre monitores através de rádio e adequação entre distância, tempo e nível de dificuldade para iniciantes.

O Aracaju Pedal Livre assim como todo passeio ciclístico atrai pessoas interessadas em ter uma atividade esportiva que proporcione diversão e uma mudança no estilo de vida que com o passar do tempo o participante torna-se melhor condicionado fisicamente e cria interesse em competir. Assim foi com atletas como Ricardo HSU, João Vitor Novaes, Epifânio, André dos Santos (Formigão), Tato Andrade, Diego Vinícius, Carleon Matias, Gladson Wolney, Lourenço Freitas, Messias Gomes (Fido Cabrito), Márcia Simas, dentre outros que ainda virão.

Na mesma proporção que os passeios ciclísticos foram crescendo, Aracaju passou a se desenvolver com novas ciclovias, bicicletários e novas lojas especializadas no ramo ajudando a cidade a ganhar o título de Capital da Qualidade de Vida.

(Este depoimento foi dado por Rinaldo Souza jr, Sidney Ricardo e Gladson Wolney)


Fonte: Quero Pedalar
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário