quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Quero pedalar pra longe! E ai?



A evolução humana em varias situações histórica teve a mobilidade como combustível na descoberta de novas possibilidades, na descoberta de horizontes além do alcance dos nossos olhos. No ciclismo a primeira bicicleta para o ciclista que tem a intenção de evoluir fisicamente dentro do esporte vai direto no caminho oposto daqueles que querem apenas como uma forma de lazer em passeios mais tranquilos e para evoluir fatalmente vai sair da comodidade das distancias urbanas que difere de estado para estado, mas independente de tamanho sempre estará num limite de segurança por estar em um zona urbana com possibilidades de outros meios de locomoção caso seja necessário um socorro por alguma intercorrência.

Pensando em você que esta imaginando ir além dos pontos urbanos seja para treino de longa distancias em rodovias, seja treino em uma região off Road, ou seja, para pedalar de forma turística para dentro do estado que moramos que é uma experiência muito interessante. 

Alguns pontos para largada com segurança dessa aventura podem ser previstos e seguem algumas sugestões de prever possíveis traumas. Listei 10 pontos que vão ajudar na formatação de sua rotina.

1 – Aonde ir? 



É o primeiro ponto pensado, o lugar, a distancia caso seja um treino e tenha meta a cumprir seja para speed ou MTB. Definido o local, temos que pensar como, por onde, que rodovia, procurar informações de pontos de apoio (pousadas, hotel, um restaurante, um bar, um povoado, um município, um ponto turístico) para que a viajem tenha um sentido na construção da sua rotina. Jamais sai aleatoriamente sem definir o caminho! Sei o que esta pensando, e o GPS? São ótimos, mas podem falhar em calcular distância que não tenham uma atualização ou pode perder o sinal, temos relatos na imprensa que esses dados podem sofrer conflitos, então procure informações e cruze todas que puder seja virtual e presencial.

Não seja POMBO! (ele tem uma bússola dentro da cabeça, você não!)

2 – Dinheiro!

Nosso amigo POMBO tem uma vida bem simples, nós infelizmente precisamos de mais, então uma quantia de dinheiro é interessante, num caso de emergência irreparável, ou para aquela bebida gelada seja a sua escolha (eu adoro uma coquinha gelada!), ou para um almoço, ou uma estadia para prosseguir caso sua viagem seja realizada em dias, então pense em uns reais para ter nessa empreitada.

Não seja POMBO! (Ele vive de capim! E ele odeia gatorate!)

3 – Combustível!


Bicicleta é um meio de locomoção e todo meio tem um motor para impulsionar pra lá e pra cá. Pense em você e na bicicleta como um único organismo vivo e o motor é você, então como um automotor veja e reveja as condições físicas estruturais de ambos. Procure um bom serviço mecânico ou se caso tenha habilidade faça um check list (checagem de intens.):  Pneus, câmara, transmissão (marchas), parafusos estruturais (parafusos das peças) se estão devidamente apertados no torque correto (torque: força de aperto recomendado pelo fabricante), suspensões traseiras e dianteiras (calibragem e manutenção), situação dos freios e rolamentos e caixas esféricas (cubos, movimento centro e direção) tudo checado, tudo certo! Agora pode voar.

Não seja POMBO! (Ele só voa não pedala!)



4 – Comunicação! 

O que tem isso eu vou somente pedalar! E daí? Lembro que eu saia pela manha todo domingo e apenas dizia: Vou ali! Grande erro aprendi do jeito difícil! Jamais saia sem que alguém saiba aonde, com quem, como e que horas numa estimativa voltará. Pessoas que são nossos entes queridos estão esperando, imagine não saberem nada, nenhuma informação. Geralmente dura boa parte do dia um pedal, às vezes o dia inteiro. Pense nisso! Pense na preocupação! Pense na espera dos seus entes! Informe sempre o destino e estimativa de tempo, ou leve um celular para comunicação, mas use de forma racional! Leve baterias reservas caso faça uso da câmera fotográfica ou para ouvir musica isso pode descarregar e estará sem como poder recarregar, é difícil encontrar uma tomada no meio do nada. 

Não seja POMBO! (Já viu POMBO fazer recarga de créditos?)

5 – Socorro!

Ajuda, help, uma forcinha todos são adjetivos de falta de prevenção. Vai pedalar? Tenha seu kit de sobrevivência: Câmara de ar, chaves para sua bicicleta, remendos, bomba, links de corrente avulso e demais chaves necessárias, liquido para hidratação, barras energéticas ou um agregado doce (mariolas, chocolate, cápsulas de mel, frutas compactas maçã, banana, tangerina e alguma de seu gosto que seja fácil manejo) por que durante o pedal o organismo gasta muita energia e caso não tenha restrição no consumo de açúcar consuma com moderação para repor essa perda energética durante o pedal, mas caso tenha alguma disfunção nessa ordem (diabéticos) consulte seu medico.

Não seja POMBO! (POMBO não é geladeira com tarja de consumo!)

6 – Tempo! 

Falamos do tempo em consideração na construção do roteiro, falamos no tempo na segurança, parece seja a mesma coisa, mas é! O tempo de ida e volta tem que ser considerado não pela medição de horas de um ponto ao outro, mas o tempo que o ciclista consegue manter em velocidade cruzeira até o fim do trajeto. Esse tempo o que quer dizer? O tempo que eu ou você consegue ter em autonomia pedalando, ou seja, o quanto tempo conseguimos pedalar, por exemplo, um POMBO iniciante consegue pedalar em media com uma velocidade considerável menos que 30 mais que 25 km por 1 hora, esse pedal nesse ritmo ele deve percorrer ai uns 30 km mais ou menos, e o caminho do trajeto do seu projeto de viajem tem 4 ou 6 horas de pedal até o final que daria mais ou menos de 60 a 80 km em media. Analisando isso de forma ilustrativa o POMBO não conseguiria terminar e iria extrapolar sua autonomia física e causar um trauma maior dependo de organismo para organismo. (Viu como é útil o celular carregado! Daí ele chama alguém pra busca-l!)

O tempo que estou levantando aqui tem ligação direta com a sua condição física , então treine, prepare-se, condicione-se! Faça simulações consigo mesmo, perceba quantos km faz em 1 hora, daí vai aumentando sua autonomia até o desejável para sua empreitada. Tenha sempre uma autonomia extra em cima da distância que ira percorrer. O POMBO consegue fazer em 1 hora 30 km que é o final ele ainda terá que volta! Somando e subtraindo ele na verdade fez 15 km de ida e 15 km de volta. Jamais tente fazer o dobro! Leve em consideração que dos 30 iniciais para o dobro serão 60 de ida e 60 de volta, ou seja, 120 km. Percebeu? 

Então se prepare não tenha pressa, se cuide coma direito, durma direito, pedale mais, procure um medico e vá vencendo você mesmo.

Não seja POMBO! (Ele paga reboque! Você tem Previdência Social.)


7 – Sozinho ou em Grupo? 


Depende muito, conheço gente que gosta de pedalar sozinho e faz sua media, ele não gosta de ficar esperando ninguém e isso é um direito dele, cabe respeitar. Porque esse ai anda pesado perceba esse tipo de postura, por que ele vai te deixar pra trás, e geralmente tem aquela conversinha de ciclista, “veio vou na boa, sem pressa é pra girar. (giro do inferno!), então analise antes, converse francamente, observe o equipamento, veja o estado físico do cidadão isso vai dizer mais ou menos como o cabra é! Seja honesto com você mesmo e com seu companheiro tanto ele como você que é POMBO ainda não fique frustrado em ficar atrás ou pensar que esta atrapalhando a viagem, uma conversa fraca é a melhor opção para colocar as idéias.

O grupo, o que posso pensar? O grupo tem um monte de vários tipos para atividades em conjunto, mas como Seu instinto de POMBO aflorou e quer amigos para seu projeto de pedal, fale com os amigos forme o grupo para seu projeto, pense que todos têm que ter capacidade que você assim todo vão se ajudando e sem riscos de ninguém ter um trauma por sair da media horária já esperada, alem de alguns dispararem e quanto mais junto pedalar o grupo mais seguro é, mas não seja restritivo, seja aberto pra mais adeptos que tenha mais experiência, convide, é bom ter pra passar umas dicas. E o mais importante mantenha o espírito de grupo crie um ambiente de acessibilidade para sugestões, tem coisas que não vemos e a opinião de fora do quadrado só percebe que esta de fora.

Não seja POMBO! (Ele não tem Zap-Zap! Este sempre voado sozinho.)

8 – Antecipação!

Seja precavido nas situações, esteja 3 passos a frente de tudo relacionado ao seu projeto, tenha em mente toda a realidade que envolve o seu equipamento e a você mesmo no que diz respeito a sua integridade física. Antecipe as condições do tempo quando estará menos desgaste seja pelo inverno, verão, outono e primavera que dependendo do seu local essas estações terão suas particularidades. Antecipe as estradas cheque o estado físico delas e como o trânsito reage, isso dará um nível de alerta sobre o fluxo daquela área. Antecipe o modo e de como seu equipamento vai reagir a todas as condições que pode encontrar. E o mais importante para quem tem um conjugue, prepare o espírito dela (e) caso ele não pedale, e se caso pedala aproveite esses momentos juntos.

Não seja POMBO! ( Ele não acredita em cartomante!)

9 – Registro!

Registre tudo que puder isso vai ser uma fonte de dados para futuras consultas e para guardar, é muito gostoso de ver o inicio das dificuldades e ver aonde chegou. Mantenha um registro fotográfico, faça fotos, elas podem servir de referência para novos adeptos e tenha aventura no sangue. 

Não seja POMBO! (Faça umas fotinhas!)

10 – Prudência!

Seja cuidadoso todo momento, desde a saída até o final do projeto, assim como um automóvel no trânsito a bicicleta não é diferente , as falhas mecânicas existem, mas quando estamos preparados é mais fácil de reverter, mas a uma imprudência tanto com o equipamento tanto com a sua integridade física em muitas situações pode levar a um trauma mais serio. Lembre-se que diferente de um automóvel a cabine do motorista tem quatro lados protegidos, o ciclista apenas tem o capacete então cautela e não se arrisque!

Não seja POMBO! (Ele voa acima do transito!)

Logo mais posto mais umas impressões sobre mais coisas das bicicletas.
Continuem ao vento!


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Texto: Sidney Ricardo Magal.


Saudações,




Equipe





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